Skip to content

NR-12

1 PASSO – INVENTÁRIO DAS MAQUINAS E EQUIPAMENTOS LOCALIZADOS EM PLANTA BAIXA

De acordo com a NR-12 o empregador deve manter o inventário das máquinas e equipamentos atualizado com as devidas identificações e com a localização em planta baixa (layout), para que as mesmas sejam analisadas e adequadas conforme a NR-12.

12.153. O empregador deve manter inventário atualizado das máquinas e equipamentos com identificação por tipo, capacidade, sistemas de segurança e localização em planta baixa, elaborado por profissional qualificado ou legalmente habilitado.

12.153.1. As informações do inventário devem subsidiar as ações de gestão para aplicação desta Norma.

2 PASSO – ANÁLISE DE RISCOS

A apreciação de riscos deve ser elaborada, executada por um profissional legalmente habilitado conforme (item 12.39b da NR-12)

O qual realizará a analise de riscos de todo o sistema de segurança das máquinas e equipamentos, analisando todo o sistema elétrico, eletrônico, pneumático, hidráulico e mecânico.

3 PASSO – ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA ADEQUAÇÕES

Especificações técnicas para as adequações dás máquinas e equipamentos. (Informaremos tudo o que deve ser feito em cada uma das máquinas)

4 PASSO – ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA ADEQUAÇÕES

Se a empresa julgar necessário e se não tiver departamento de desenvolvimento, poderemos fazer projetos das alterações  para cada máquina.

Entregaremos projeto detalhado das alterações especificadas no passo anterior, com recolhimento de ART para cada projeto.